segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Oficina de Locking no Centro Cultural da Juventude

No dia 8 de fevereiro, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) realiza, a partir das 19h, uma oficina de locking (forma de dança definida como um estilo de funk e street dance). É caracterizada pelo movimento ágil e preciso de braços e mãos, combinado com movimentos mais relaxados dos quadris e das pernas. Entre um movimento e outro, alguns passos são “congelados”.
O workshop será ministrado por Igor Viana, do grupo Família FK. No início, ele apenas estudava e praticava a dança de rua. “Sempre me interessei por estilos que tinham mais visibilidade, como o break. A linguagem do locking, antigamente, era vista como break dance e desconhecida até para os próprios dançarinos do movimento”, explica.
“Consiste em uma forma oriunda de um passo de funk chamado Funky Chicken, que teve Dom Campbell como precursor”, conta Viana. A dança recebe esse nome devido à concepção dos movimentos, pois o dançarino, ao “congelar” os movimentos rápidos, deve parar em posições específicas, como se estabelecesse uma trava, e depois retomar a agilidade da coreografia.
Embora os amigos o apoiassem a investir na aprendizagem do locking, Viana levou algum tempo para encontrar sua identidade como praticante desse estilo. “Tinha um sério problema com timidez, e o locking exige muita expressão corporal”, comenta. Ele explica que hoje pode ser visto como uma dança com muitas regras e técnicas e integrou-se, também, ao crescimento da cultura hip hop, com influência do popping e do breaking. No início, porém, desenvolveu-se apenas na forma de entretenimento.
O grupo Família FK é formado, atualmente, por Igor Viana, Arli Santos e Elton Ramos. Os três são amigos de infância e companheiros de dança há mais de dez anos. “Sabíamos que deveríamos nos multiplicar para que o locking fosse reconhecido”, revela Viana. Assim, decidiram criar o grupo em 2006, com a proposta de expandir a dança social com oficinas.


Lidyanne Aquino
WWW.CULTURA.PREFEITURA.SP.GOV.BR
Oficina de Locking
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro de Arena
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte
Data: 8 de fevereiro de 2012
Horário: das 19h às 21h
Telefone: 3984-2466
Restrições: Maiores de 15 anos. 20 vagas.
Inscrições: Até dia 6 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com
Critério de seleção: Ordem de inscrição.
Saiba Mais: www.grupofamiliafk.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário