quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Brasilândia X A Construção da Paisagem. Por JC/ Pesquisador Social do Labcidade

Tem uma praça no bairro, denominada Benedicta Cavalheiro. (em frente ao colégio João Solimeo/Estrada do Sabão – aqui na zona norte de São Paulo). Segundo o seu neto Luiz Alberto Paulino, filho de Nadir cavalheiro Paulino que foi o mentor deste espaço público que antigamente não passava de um lugar abandonado servia de pasto e deposito de lixo. O “ Luizinho” como e conhecido;tinha informações sobre ligação de seus antepassado que foram donos destas terras, não só isto m também documentações que provam estas veracidades.Por ser a pessoa da família que mais se envolve em assuntos da família; tomou a decisão que mudou a paisagem de um dos lugares antigamente abandonados do bairro; tornar esta verdade uma realidade pública que ficará para a apropriação histórica dos descendentes da família Cavalheiro, mas não só isto trazer para um bairro mais um espaço.E foi garimpando estas documentações que consegui provar a realidade onde apontava que bisavó Faustina Vasconcelos* e português Jose Cavalheiro,eram donos do sitio grande dos cavalheiro, que faz parte esta conhecida Praça Benedicta Cavalheiro. É sem dúvida uma da poucas Praças na Vila Brasilândia, porém a mais importante delas, na mesma hoje abriga O Telecentro Mosobe Benedicta Cavalheiro, e a Casa de Cultura do Bairro (sic). Tudo isso foi possível graças à determinação deste conhecido morador do bairro, que também é cidadão Samba de São Paulo. 2006, e o primeiro embaixador de Samba (Vila Brasilândia.)

1. Dona Faustina Vasconcelos e Sr. José Cavalheiro (Português, que vivia tempos em Portugal outros no Brasil [...]., comprava terras e gados aqui Brasil; criando o sitio do cavalheiro.1930 hoje chamada de Morro Grande)

2. Este e outros fatos histórico você estará na Esquina da Memória da Brasilândia.( que poderá também ser encontrado também recorte étnico da famílias negras da Brasilândia e suas participações na construção da paisagem local.Um projeto que tem apoio do Labcidade- USP/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário